Compartilhe com suas Amigas! Clicando nos ícones abaixo.

5 Dicas Básicas para Iniciantes na Costura parte 2

5 Dicas Básicas para Iniciantes na Costura parte 2
Continua após a publicidade

5 Dicas Básicas para Iniciantes na Costura parte 2: Já que aconteceu de você começar a costurar ali na bandinha do tecido começar tentando da (retrocesso). Mas a máquina bate sempre no mesmo lugar a linha começa em bolar você não consegue nem para frente. Nem para trás se você insiste um pouquinho mais acaba quebrando a agulha, isso já aconteceu com você ?

 

Quando nós começamos a costurar a gente não tem uma sobra de tecido suficiente para os dentinhos da máquina começarem a puxar o tecido, e, a costura caminhar ao longo do tecido.

Continua após a publicidade

 

Então seguem duas dicas para evitar que isso aconteça, a dica é, quando você vai começar a costurar na borda de um tecido e não quer que corra esse risco de não conseguir costurar e acabar embolando ponto, costura um pedacinho de tecido antes da peça que você está costurando, essa sobrinha de tecido vai funcionar como um apoio.

Continua após a publicidade

 

Você vai conseguir segurar essa sobra de tecido e dá uma leve puxadinha para ter mais tecido da sua peça sobre os dentinhos da máquina, e, os dentinhos da máquina consigam puxar o tecido, não é recomendado puxar ou empurrar o tecido conforme nós estamos costurando.

 

O ideal é só dar um apoio para dar um direcionamento para o tecido, mas nesse comecinho é importante porque às vezes isso que acaba embolando a linha, ou, porque a máquina não está muito regulada pressão da haste não está muito bem regulada, ou, mesmo porque não tem uma sobra de ter sido suficiente para os dentinhos da máquina conseguirem ter o apoio para puxar o tecido para costura caminhar normalmente.

 

 

5 Dicas Básicas para Iniciantes na Costura parte 2

Dicas Passo a Passo:

 

Posiciona um pedacinho de sobra de tecido, costura alguns pontinhos perto da borda do retrocesso, abaixo a agulha levanta o pé calcador posiciona minha peça bem próximo, prestando atenção com a margem de costura, começa a costurar do retrocesso e continuo costurando dando uma leve puxadinha pela sobra de tecido ajudando os dentinhos da máquina puxarem o tecido.

 

E continuo costurando normalmente, separo as peças cortando a linha normalmente eu vou usando sempre a mesma sobra de tecido para todas as partes desta mesma peça, e, no final eu descarto.

 

Esta dica também é para esse início da costura nós darmos o retrocesso no início da costura, o retrocesso nada mais é que dar dois ou mais pontos no mesmo lugar para gente reforçar costura certo.

 

Então uma das possibilidades que nós podemos fazer é começar a costura não tão próximo da borda, da ou dois pontinhos para frente. Nessa altura sim, você dá o retrocesso até próximo da borda do tecido e depois continua costurando.

 

Posicionei o tecido na máquina, mas o pé calcador não está muito próximo da borda, dou um pontinho do retrocesso chegando bem próximo da borda. Use a sobra de linha para puxar delicadamente o tecido ajudamos dentinho da máquina e contínuo costurando normalmente.

 

Outra dica é relação ao ponto zig zag, nós usamos um ponto zig zag para acabamento das obras de costura ali nas bolinhas do tecido para que ele não desfie.

 

Regular a largura do seu ponto zig zag, o ponto da esquerda tem que estar próximo da costura. Mas não ultrapassando a costura, o ponto da direita tem que ultrapassar a borda do tecido. Este ponto não pega o tecido, e, assim o ponto zig zag abraça totalmente a sobra de tecido.

 

Dica Importante

Dicas Básicas para Iniciantes na Costura: Esta dica é na hora de cortar os tecidos, posicione os tecidos sobre uma superfície plana. Posicione os molde alfinete bem os moldes e na hora de cortar não levante os tecidos para os moldes não saírem do lugar. 

 

Para o corte ser adequado, é interessante que nós posicionemos o tecido reto posições nos moldes. Por cima, e, na hora de cortar gente não mude essa posição.


Antes de costurar corte o tecido apoiando a tesoura sobre a mesa,. Não levante o tecido e alfinete bem, após feita a costura daí sim. Você pode posicionar o tecido da forma que prefere para refilar a sobra de tecido, por exemplo.

 

E a última dica, super importante. A gente desde o começo aprender a fazer a costura de uma maneira segura de uma maneira com acabamento impecável.

 

Porque lá na frente a gente talvez vá vender suas peças.

 

Quanto mais nós tivermos experiência, mais nós vamos aprender da forma correta. Se nós aprendemos da forma correta desde o começo fica muito mais fácil na frente, pois nós vamos fazendo as coisas no automático.

 

É muito importante nós aprendermos desde o começo a fazer os processos que são mais seguros . No qual você se identifica mais, que deixam a sua costura bem feita, que deixa o seu acabamento bem feito.

 

Crédito Canal: PANITCHOS

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

 

Continua após a publicidade

Compartilhe com suas Amigas! Clicando nos ícones abaixo.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.