O que sabemos sobre a História do Crochê 1500Ac – 1820? Qual a origem do crochê ? Quando surgiu e onde nasceu essa arte que fascina tantas pessoas? Pouco se sabe sobre o início da história do crochê. A primeira vista, consta que o primeiro crochê foi feito com os dedos em vez dos ganchos usados hoje.
Teoriza-se que o crochê pode ter existido já em 1500 aC como parte do trabalho de freiras, que incluía rendas bordadas e rendas de bilros.
A palavra Crochet originou-se da palavra francesa “croc”, que significa gancho em francês. Segundo os historiadores, o trabalho de crochê teve origem nos tempos pré-históricos. A princípio a arte do crochê foi desenvolvida no século XVI.
O que sabemos sobre a História do Crochê:
Teorias sobre a origem do crochê:
Existem três teorias principais sobre a origem do crochê. Algumas pessoas acreditam de fato que ele se originou na Arábia, pois se espalhou para o leste até o Tibete, depois se espalhou para o oeste até a Espanha e, enfim alcançou outros países mediterrâneos por meio de rotas de comércio árabes.
Ou acredita-se que tenha se originado na América do Sul, onde tribos primitivas usavam ornamentos de crochê durante as cerimônias da adolescência. A outra opção decorre do fato de o primeiro exemplar de boneca de crochê ser conhecido na China.
No entanto, não há evidências conclusivas de quantos anos a agulha de crochê é ou de onde ela se originou. Embora a evidência de seu surgimento no século 16 é uma controvérsia a princípio. Contudo alguém mencionou uma espécie de “enfeite de corrente” feito por volta de 1580, todavia, é algo especulativo.
Contudo, primeiramente parece ser uma espécie de corda, costurada ao tecido como uma trança decorativa. Aliás, durante o Renascimento, de fato as mulheres fizeram vários fios de crochê, afim de produzir tecidos semelhantes a rendas.
Embora a evidência mais antiga de crochê que conhecemos apareceu pela primeira vez na segunda metade do século XVIII. O tricô de crochê pode ter se desenvolvido a partir do bordado chinês. Essa é uma forma antiga de bordado amplamente conhecida na Turquia, Índia, Pérsia e no Norte da África.
Entrou na Europa no século 18, chamado de tambor. Contudo principal teoria por trás da origem do crochê parece ser que ele começou quando as pessoas perceberam que as correntes tecidas em um padrão ficariam grudadas sem um tecido de apoio.
O que sabemos sobre a História do Crochê: Evolução do crochê pela Europa
No final do século 18, o tambor evoluiu para o que os franceses chamavam de crochê aéreo, época em que decartavam o tecido de fundo e a costura era feita por conta própria. Os ganchos do tambor são tão finos quanto agulhas de costura, dessa forma, igualmente as linhas muito finas usadas simultaneamente para realizar este trabalho.
O crochê primeiramente começou a aparecer na Europa no início do século 19. Mlle Riego de la Branchardier então foi quem promoveu, conhecida sobretudo por sua capacidade de transformar desenhos de renda de agulha e bilro em padrões de crochê reproduzíveis.
Mlle Riego publicou vários padrões e afirmou ter inventado o crochê de renda, agora chamado de crochê irlandês. Foi feita com ganchos do final do século 18, uma espécie de renda chamada renda cheyne. Vista por volta de 1820, Pjonting é uma forma inicial de crochê.
Veja nosso artigo anterior Sousplat de Crochê Quadrado e, até as próximas novidades.